Arneiroz - Ceará - Brasil, 29 de abril de 2024

COMUNICADO PNATE

Assunto: Orientação sobre a manutenção dos veículos escolares Prezado (a) Gestor(a), Com objetivo de garantir a segurança dos estudantes no transporte escolar, é fundamental que os veículos utilizados para essa finalidade estejam em perfeito estado de conservação e manutenção. Por isso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) recomenda que seja realizada manutenção preventiva nos veículos, visando garantir boas condições da frota para evitar surpresas desagradáveis como panes durante a viagem e manter a segurança no funcionamento do veículo e consequentemente no transporte dos estudantes. Durante a manutenção preventiva, é possível verificar todos os detalhes e, assim, fica mais fácil perceber as reais condições de funcionamento do veículo e reparar, no tempo certo, pequenas avarias que poderão causar grandes transtornos para os estudantes. Quando existe um plano de manutenção preventiva para o Transporte Escolar o município tem um alto rendimento no serviço e um baixo custo de manutenção mais pesada, que é a corretiva, ela acontece depois que algum equipamento ou peça do sistema dos ônibus, embarcações e bicicletas quebram, falham ou apresentam avarias. Ou seja, o elemento demanda conserto ou substituição para que a frota volte a rodar sem problemas e com segurança tanto para o motorista, ou barqueiro, quanto para os estudantes. Esse tipo de manutenção é a forma mais cara de manutenção do sistema de transporte dos estudantes, sendo, portanto, mais barato prevenir do que corrigir. Essas e mais dicas de como fazer perfeitamente a manutenção adequada na frota, e assim promover o transporte diário e gratuito dos estudantes, podem ser acessadas na Cartilha de Manutenção dos Veículos Escolares, disponível no site do FNDE, em: https://www.gov.br/fnde/ptbr/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnate/media-pnate/cartilhas-emanuais/Manuteno_dos_VeculosdoTransporteEscolar.pdf. Em continuidade às ações para a consolidação do transporte dos estudantes, é importante ressaltar a importância do preenchimento de dados do Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (SETE). A ferramenta foi desenvolvida para apoiar estados e municípios na gestão do transporte dos estudantes, propiciando o fortalecimento da Política Nacional de Transporte Escolar ao prover, à gestão federal, conhecimento da real situação das frotas de veículos escolares em todo Brasil. Dessa forma, a falta ou inconsistência de dados no SETE pode prejudicar a eficácia da gestão do transporte escolar, podendo causar prejuízos para os usuários. Por isso, reforçamos a importância do preenchimento adequado para o fortalecimento das ações do transporte dos estudantes. Para acessar o sistema, basta entrar no link a seguir: https://www.gov.br/fnde/ptbr/assuntos/sistemas/sete-sistema-eletronico-de-gestao-do-transporte- Maio/2023 escolar . Para saber mais sobre o software, confira o vídeo integral do webinar realizado pelo FNDE, disponível no canal da autarquia no Youtube. Sendo assim, contamos com a colaboração de todos os gestores educacionais para que a segurança dos estudantes continuem sendo a principal prioridade, e a manutenção dos veículos é uma das principais medidas na garantia da qualidade e segurança do transporte escolar.

ofício